No passado dia 1 de julho resolvi fazer uma visita à nossa Ribeira das Teixugueiras e deparei-me a ver a nossa Ribeira, a 1ª. de Pardilhó, do lado Sul, inserida na Cicloria, com um aspeto totalmente desajustado com aquilo que certamente todos pretenderíamos, em momentos de lazer,passearmos em caminhos naturais por aquilo que a nossa natureza nos oferece.
Sem manutenção alguma, os acessos ao banco ou ao observatório completamente pilhados de ervas com altura muito generosa e o observatório sem telhado, não chove mas o sol em determinada altura não é muito recomendável a sua exposição.
Tenho vindo progressivamente a verificar que, a titulo de exemplos podemos ver na Murtosa a manutenção e melhoramento das vias da Cicloria e em Avanca, mais precisamente na Ribeira de Mourão também se estão a realizar alguns trabalhos de melhoramentos.
Nós estamos no meio com a nossa Cicloria com condições para navegar nela, eventualmente com moto 4 e todo-o-terreno. A pé ou de bicicleta não me parece que seja muito agradável!
Vou continuar a ver as nossas restantes Ribeiras e mostrar como se encontram. Que o projeto não morra aqui.
As fotos desse dia.
Pardilhó é uma freguesia portuguesa do concelho de Estarreja e Distrito de Aveiro, com 15,87 km² de área e 4 175 habitantes (Censos 2001). Densidade: 263,1 hab/km². Pardilhó foi elevada a vila em 9 de Dezembro de 2004. Existe mais do que uma explicação para o nome Pardilhó, mas a mais comumente aceite é a de que o lugar ficava perto das ilhotas da Ria de Aveiro e daí se dizer que era o lugar "A par dos ilhós", que deu mais tarde lugar a Pardilhó.